FONTE DE PESQUISA: O Livro "A Prática do Alongamento na Capoeira" AUTOR: Luiz Eugênio Castanho de Almeida
ALONGAMENTO – sub Maximo
É o conjunto de técnicas utilizadas para se manter ou para se aumentar à amplitude de movimentos (com atividades submaximas).O alongamento é muito importante antes e depois de qualquer atividade física.
FLEXIBILIDADE – Maximo – respeitando seus limites
Flexibilidade é definida como a total amplitude de um movimento na articulação ou de grupos de articulações envolvidas num determinado esforço com ou sem ajuda de uma pessoa ou equipamento.
É a capacidade que as articulações detêm de terem uma amplitude de movimento (ADM) para as quais foram projetadas (todas as articulações têm um limite de amplitude).
O alongamento é o importante elo entre a vida sedentária e a vida ativa. Mantêm os músculos flexíveis, preparam-nos para o movimento, ajudando a realizar a transição diária da inatividade para a atividade vigorosa, sem tensões indevidas.
É especialmente importante para quem pratica atividade física, no caso da capoeira, basta observar e ver o quanto seus movimentos induzem a um alongamento espontâneo.
O Alongamento antes e depois da atividade física, mantêm a flexibilidade e ajuda na prevenção de lesões comuns, e auxilia na psicomotricidade.
Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta podem, na realidade, fazer mais mal do que bem, o principio é conhecer a si próprio e respeitar suas individualidades.
Alguns pontos fundamentais:
- É gostoso fazer alongamentos quando se procede da forma correta.
- É preciso respeitar os limites e a ouvir o seu corpo.
- Os alongamentos devem ser feitos sob medida, segundo sua estrutura muscular, sua flexibilidade e segundo os diversos níveis de tensão.
- Manter a regularidade e a constância com o alongamento.
- Reduzir a tensão muscular, promovendo movimentos mais soltos e não um esforço concentrado para conseguir-se a extrema flexibilidade que freqüentemente conduz aos estiramentos, as lesões e a ativação do reflexo miotático.
- As sensações sutis e revigorantes dos alongamentos permitem-nos entrar em sintonia com cada parte de nosso corpo.
- Cada pessoa é diferente em termos de força, resistência, flexibilidade e temperamento, cada um tem seu ritmo próprio.
Por que devemos fazer alongamento:
Os alongamentos na medida em que relaxam a mente e "regulam" o corpo, deveriam fazer parte da vida diária de uma pessoa, pois a pratica do mesmo reduz as tensões musculares e cria uma sensação de um corpo mais relaxado.
- Benefícios para a coordenação motora, já que os movimentos tornam-se mais soltos e fáceis de ser executados.
- Aumento do âmbito de movimentação, correção postural e aumento na auto-estima.
- Prevenção de lesões tais como distensões musculares (um músculo forte e previamente alongado resiste melhor a tensões do que um músculo forte não alongado).
- Facilidade nas atividades de desgaste na medida em que prepara o corpo para uma atividade mais pesada; fazer alongamentos nessas situações é como sinalizar para os músculos que estão prestes a ser utilizados.
- Desenvolvimento da consciência corporal. Conforme você alonga as várias partes do seu corpo, você as focaliza e entra em contato com as mesmas. Você aprende a se conhecer.
- Auxílio na liberação dos movimentos bloqueados por tensões emocionais, de modo que isto aconteça de forma espontânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário